TODA ESCOLHA TEM SEU PREÇO



O cotidiano do alto permeia o espetáculo Capitães do Morro, narrado pelas memórias de Pedro Bala, ex-membro da pique-facção, obrigado a seguir o caminho do tráfico, abandonar a escola e renegar sua fé. Uma história comum, com bandidos comuns, situações comuns.
O espetáculo é retrato – e ao mesmo tempo – alerta, porque trata da disseminação da droga e traz à tona um debate sobre as escolhas que batem diariamente à nossa porta. Não é, nem de longe, uma apologia ao crime. Pelo contrário, relata, através da arte, como a vida nos parece injusta e o destino selado, ao tratar de vidas abandonadas à própria sorte. A frase: “Toda escolha tem seu preço. Todo fim tem um novo começo” - remete justamente a essa pluralidade de vivências que nosso livre-arbítrio nos permite. A plateia será fatalmente condicionada à reflexão de como as escolhas influenciam em nossa vida.
Montar Capitães do Morro é o ponto de partida do Teatro como veículo fomentador do debate, conduzindo a plateia a um desfecho inesperado e a viva esperança de que ainda exista indignação, solidariedade e compaixão. O espetáculo recorre a padrões clássicos de narrativa, nos quais há o envolvimento característico e intenso da plateia com a trama como a fragmentação temporal e a montagem criativa. O final é decidido antes de cada apresentação. Ele sempre aponta para dois caminhos que é escolhido involuntariamente pelo público.
A abordagem do universo de “Pedro Bala”, sem concessão ou sentimento compassivo, revela como são e vivem, os Capitães do Morro, meninos do tráfico, guiados por uma estreita racionalidade e altas doses de arbítrio e firmeza, virtudes não restringidas pelo contexto adverso em que vivem. O Morro é a escola, o mestre da vida; o tráfico é a disciplina. E assim vão crescer (ou não!) e se tornar “sujeitos-homens”, na prática de atividades ilegais e no afastamento afetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Obrigado!