quarta-feira, 4 de abril de 2012

O DIRETOR VER AQUELE "ALGO" INDEFINÍVEL QUE É APENAS SENTIDO

"Formar o elenco exige um insight infinito por parte do diretor", afirma Viola Spolin. E é verdade. O diretor consegue ver além do que estamos costumados a ver. É possível tirar leite de pedra? É possível acabar com os vícios? Como acabar com o improviso se a vida inteira você conviveu com ele? Quando o improviso é um perigo? O diretor precisa sacar isso. Ele não pode ver uma obra acabada, ele procura "o tom de voz, aquela presença, aquela qualidade corporal - aquele "algo" indefinível que inicialmente é apenas sentido."

E, meus amigos, não dá para descrever isso. A gente, simplesmente, sabe. Na concepção de "Capitães do Morro", recorro mais uma vez à Viola Spolin quando ela sentencia que: "Um ator pode ter as qualidades do personagem que se deseja, mas tem tão pouca formação ou tantos vícios e maneirismos que será impossível conseguir o necessário num período de ensaio limitado."


Entretanto, a escolha é minha. É uma responsabilidade tensa. Você deve ter a certeza que a semente do personagem está dentro de cada ator selecionado para montar a peça. Todas as minhas energias estão focadas na descoberta, no desvelamento, na criação, no movimento e na precisão do texto. Eu foco, eles focam. Tenho plena convicção que o elenco selecionado: Jorge, Ruy, Germano, Paula, Laiane, Andréa, Val, Ricardo, Léia, Maurício, Rafael, Hilton, Beto e Romário é fruto de minha sensibilidade, consciência e bom gosto. Serei o "agente catalisador, que procura canalizar as energias de pessoas diferentes para uma ação unificadora."

Pawlo Cidade
Diretor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Obrigado!